segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Motivational Jumpsuit

Guided by Voices                                                                                2/10
Guided by Voices Inc, 2014





"Quantidade por qualidade"


   Apesar de não conhecer muita coisa destes Guided by Voices, o nome não me era completamente estranho, e confesso que sempre tive alguma curiosidade pela tão prolífica banda de Robert Pollard. Eis que, ao saber do lançamento de "Motivational Jumpsuit", decidi dar uma oportunidade a este grupo, mesmo que tudo me indicasse que sairia desapontado. E daí - pensei - ser este o vigésimo álbum da carreira dos Guided by Voices, e o quinto em apenas dois anos? Muitos já lançaram mais material, e poderia ser que estivéssemos perante alguns dos mais activos e talentosos músicos da nossa era. E daí que o disco tenha 20 músicas, muitas delas de minuto e meio e nenhuma que ultrapasse muito os três minutos? O excesso de material nem sempre prejudica o produto final, e não é preciso mais de dois minutos para congregar uma música de qualidade, como já foi demonstrado das mais variadas formas.

   A diferença, no entanto, entre as três músicas que hiperliguei acima e a grande maioria das faixas aqui presentes é que as primeiras, em detrimento das segundas, deixam transparecer, em maior ou menor grau, densidade, planeamento, em suma - dedicação. "Motivational Jumpsuit" é uma triste tentativa que repele a denominação de "álbum", repleta de meias-ideias, material mal trabalhado e uma atitude ridiculamente desinteressada. Aliás, não conhecendo a banda, custou-me a acreditar que esta miséria de disco é-nos apresentado por uma banda de veteranos, que já leva duas dezenas de trabalhos às costas.

   Ouvir este álbum, faixa por faixa, é uma experiência que possui tanto de engraçado quanto de desolador. Vocais desafinados, ritmos fora de tempo, melodias execráveis, timbres horrorosos, enfim - tudo o que torna um álbum péssimo pode ser encontrado em "Motivational Jumpsuit". Não pensem que me refiro, no entanto, ao seu estilo lo-fi. Muito pelo contrário: admiro bastante a forma como os Guided by Voices buscam um som sujo, despojado, desprovido de efeitos de estúdio e mantido o mais simples possível. O problema aqui é que, apesar de não totalmente inférteis, as ideias de Pollard são manifestamente incompletas e insuficientemente exploradas pela banda, resultando num conjunto de fragmentos musicais aleatoriamente dispostos, que nada têm a ver uns com os outros e que são quase instantaneamente esquecíveis.

   Isto culmina num produto musical quase desagradável de se ouvir, revelando-se difícil percorrer as desmedidas melodias de faixas como "Littlest League Possible", "A Bird With No Name" e "Go Without Packing", a energúmena falta de entusiasmo de "Child Activist" e os abomináveis arranjos de "Jupiter Spin". Em termos líricos, Pollard parece ter tropeçado sobre um admirável conjunto de temas sobre os quais ninguém quer ouvir: "Some things are big and/Some things are small", canta ele na décima-sétima faixa, do mesmo nome. Em "Littlest League Possible", Pollard afirma, com toda a confiança: "Gonna have a lot of fun/Gonna hit a home run/In the littlest league possible". Mais à frente, em "Writer's Bloc", profere, acompanhado de um desastroso riff de guitarra: "It's taking me... hours... days... weeks". Posso comentar sobre muitas coisas, mas recuso-me a discutir a qualidade de letras como estas.

   De facto, há muito tempo que não me deparava com um álbum tão mau quanto este. Ocasionais momentos que demonstram resquícios de alguma musicalidade, como "Save the Company" e "Bulletin Borders" não são páreo para o ridículo montante de material inútil que o álbum agrega. Este esforço mal é digno de um grupo de adolescentes que decidiu reunir-se depois da escola e tocar uns acordes, quanto mais de uma banda da dimensão e influência dos Guided by Voices. Robert Pollard pode bem ser um dos mais prolíficos compositores de sempre, mas oferece pouco em "Motivational Jumpsuit" que o defenda. Mas não se preocupem: o próximo álbum deste grupo sai já em Maio. Quanto à sua qualidade, tenho as minhas dúvidas.






Sem comentários:

Enviar um comentário