segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Open Up (That's Enough)/Rough Detective

The Dead Weather                                                                                  3.5/5
Third Man Records, 2014






   "The Dead Weather" é uma banda americana de blues/garage rock formada em 2009, e constituída por Jack White (The White Stripes, The Raconteurs), Allison Mosshart (The Kills), Dean Fertita (Queens of the Stone Age) e Jack Lawrence (The Greenhorns). Após o lançamento, em 2009, do pesado e "bluesy" "Horehound", e em 2010 do mais experimental "Sea of Cowards", os norte-americanos retornam dois novos singles que antecipam a chegada do seu terceiro álbum de originais que, infelizmente, segundo a própria banda, deverá ser lançado apenas em 2015.

   Até lá, a chegada destes singles dá bons sinais acerca do rumo que a banda toma. Os americanos voltam em grande, mostrando toda a potência e ímpeto que têm a oferecer num par de faixas que tem muito que se lhe diga. Open Up (That's Enough) oscila entre a raiva e a mansidão, com um riff enorme que acompanha os apelos incontidos em formato pergunta/resposta de "open up!" e "that's enough!". Uma faixa esplosiva que, apesar de reciclar ideias, mostra que a banda ainda está em grande forma. Rough Detective, por outro lado, segue a seu passo, abordando-nos de uma outra perspectiva: fundando-se numa forte vertente rítmica, a faixa contém Mosshart e White em dueto, acompanhados de perto por linhas de guitarra e baixo absolutamente arrebatadoras. Subindo a fasquia em relação a Open Up, a música remete para I Cut Like a Buffalo pelo seu "groove" e sequência instantaneamente memorável.

   No entanto, os novos esforços dos Dead Weather deixam ficar a sensação de que os pontos fortes da banda não estão a ser holisticamente aproveitados. A nível melódico, ainda parecem excessivamente pobres, quando comparados com trabalhos recentes de grupos análogos como os Queens of the Stone Age, os Raconteurs ou até mesmo o próprio Jack White no seu álbum a solo. Para além disso, as ideias aqui presentes são demasiado undireccionais, esgotando-se rapidamente e deixando o ouvinte à espera de mais. Não é preciso ser-se grande conhecedor do trabalho desta banda para reconhecer que já fizeram muito melhor no que diz respeito a singles, seja com o ataque de "Hang You from the Heavens" de Horehound, seja com a também formidável "Blue Blood Blues" de Sea of Cowards. 

   Apesar disso, resta muito a ser dito do ainda tão distante terceiro álbum de originais dos Dead Weather. Se serão capazes de ultrapassar os dois esforços anteriores, só o tempo (e a divulgação de mais material) o dirá. Até lá, contentemo-nos com o facto de que, se não melhor, a banda permanece em grande forma, tendo ainda muito de bom para dar.

Sem comentários:

Enviar um comentário